baner

Artigos

DEPOIMENTOS

Casos clínicos tratados com Hipnose

29/12/2008

ALCOOLISMO

Apresentação: Paciente do sexo masculino, 42 anos de idade.

Queixa principal: alcoolismo.

Abordagem: Paciente tratada com 18 sessões de Hipnose Ericksoniana e PNL, apresentando melhora sensível após as sessões realizadas em um intervalo de 15 dias uma da outra. As sessões foram de aproximadamente uma hora e meia cada uma.

Depoimento: Eu bebia desde os 15 anos de idade. Passei por vários tratamentos antialcoólico, fui tratado por vários médicos durante esse período. Na ocasião do tratamento de hipnose eu estava perdendo minha família e meu emprego. As recaídas aconteciam no máximo após 40 dias de abstinência. Como último recurso foi sugerido o tratamento com hipnose.

Na hipnose encontramos a "origem" do meu alcoolismo, aos 15 anos de idade, quando eu comecei bebendo para ter coragem de falar com uma garota. Devido ao meu físico pouco desenvolvido eu me sentia diminuído. Eu era  muito tímido, minha auto-estima era muito baixa . Desde a primeira indução hipnótica eu demonstrei grande sensibilidade à hipnose, entrando  em transe profundo*. Durante a hipnose, a psicoterapeuta modificou minha atitude em relação à auto-imagem. Descondicionando minha dependência à bebida, afirmando que eu não precisava mais da bebida, fazendo me sentir seguro e confiante.

Durante 03 anos não tenho novas recaídas. Meu tratamento com hipnose foi muito rápido. Nesse período não foi feita a rejeição química, somente foram feitas as sessões de hipnose com total abstinência alcoólica.

*(esta característica não é comum entre os alcoólatras, a maioria apresenta uma dificuldade para entrar em transe profundo, devemos lembrar que o álcool reduz a capacidade de concentração, e a hipnose é um estado especial de concentração da atenção) A.S.C. - Itatiba / SP

SÍNDROME DO PÂNICO

Apresentação: Paciente do sexo masculino, 36 anos de idade.

Queixa principal: Síndrome do Pânico.

Abordagem: Paciente tratada com 8 sessões de Hipnose Ericksoniana e PNL, apresentando melhora sensível após as sessões realizadas em um intervalo de 15 dias uma da outra. As sessões foram de aproximadamente uma hora e meia cada uma.

Depoimento: Desde 1999 que comecei a sentir alguns sintomas como vertigens, náuseas e calafrios, que foram diagnosticados como Labirintite. Porém, os sintomas foram aumentando e se tornando mais freqüentes. Procurei então um Neurologista, que diagnosticou Síndrome do Pânico, receitando-me Rivortril e acompanhamento psicológico. Procurei alguns Psicólogos através de indicações, mas, após várias consultas, não senti confiança no tratamento, e desisti. Resolvi então ir a um Psiquiatra, que confirmou a Síndrome do Pânico e me indicou a continuação do Rivortril e mais o Frontal, este me deixando completamente dopado e sem condições de trabalho. Resolvi parar com o Frontal e continuar com o Rivortril, mas o tempo passava e os sintomas pioravam, até que um dia, ao ir para o trabalho, tive uma crise de ansiedade, acompanhada de sintomas físicos, como: coração acelerado, dor no peito, tontura, calafrios, sensação de sufocamento e asfixia e um medo enorme de morrer. Fui parar num hospital, que me deu um ansiolítico, melhorando em seguida. Mas essa situação me abalava profundamente, pois eu já estava sentindo medo do medo, já não tinha vontade de nada, nem de viver. Sair para o trabalho, participar de reuniões, ficar parado no trânsito eram coisas insuportáveis para mim, era um desespero total. Foi então que, lendo o jornal num domingo, uma pequena nota com o titulo de hipnose, e a realização de um trabalho sobre Síndrome do Pânico e Depressão, me chamou atenção. Anotei o telefone e liguei, conseguindo marcar uma consulta com a psicoterapeuta Taís Boza. Graças a Deus eu consegui, pois finalmente eu encontrei a minha cura. Já na primeira consulta senti uma grande melhora, e hoje, após apenas 8 consultas, estou me sentido curado, pois todos os sintomas, que tanto me atormentavam, desapareceram.

C.R.B. Jundiaí / SP

OBESIDADE

Apresentação: Paciente do sexo feminino, 25 anos de idade.

Queixa principal: obesidade.

Abordagem: Paciente tratada com 10 sessões de Hipnose Ericksoniana e PNL, apresentando melhora sensível após as sessões realizadas em um intervalo de 15 dias uma da outra. As sessões foram de aproximadamente uma hora e meia cada uma.

Depoimento: Engordei 20kg logo depois que casei e nunca mais voltei ao peso normal. Fiz dieta, tomei remédios, comecei a fazer ginástica. Mesmo assim, se emagrecia um pouco, depois recuperava tudo.

Um dia vi, li uma matéria num jornal sobre hipnose. Me interessei e comecei o tratamento. Não tive medo. Nem era preciso. Você não adormece, fica consciente o tempo todo e depois se recorda de tudo o que aconteceu. Ao longo das sessões, descobri porque havia engordado tanto. Depois que me casei, percebi que a família do meu marido não me aceitava de jeito nenhum. Toda a minha tristeza e ansiedade eu descontava na comida. Também entendi por que os regimes não davam certo: a gordura era uma forma de agredir essas pessoas que me magoavam. Magras e neuróticas, elas morriam de vergonha de ter na família uma pessoa gorda como eu. A hipnose me estimulou a gostar mais de mim, a perdoar a vida e as pessoas, inclusive as que me fizeram sofrer.

Me sinto outra pessoa. Já emagreci bastante. À medida que fui me sentindo melhor, o ponteiro da balança foi descendo, sem que eu precisasse fazer sacrifícios. Depois de cinco meses, já havia eliminado 15 kg! A gordura foi embora porque não fazia parte de mim.

C.A. - Bragança / SP

ANSIEDADE

Apresentação: Paciente do sexo masculino, 39 anos de idade.

Queixa principal: Ansiedade.

Abordagem: Paciente tratado com 12 sessões de Hipnose Ericksoniana e PNL, apresentando melhora sensível após as sessões realizadas em um intervalo de 15 dias uma da outra. As sessões foram de aproximadamente uma hora e meia cada uma.

Depoimento: Confesso que não achava que eu precisava de terapia, pois sempre me achei muito bem resolvido. Sempre achei que as pessoas precisam melhorar a cada dia e sempre me esforcei para ter autoconhecimento, disciplina, responsabilidade, caráter e demais características importantes no meu conceito. Apesar de tudo isso busquei ajuda da psicoterapeuta Taís Boza, com a mente aberta. No decorrer do tratamento a psicoterapeuta Taís Boza identificou uma ansiedade muito elevada em mim. Verificamos que isso vinha de longa data e isso interferia em tudo que eu fazia. Eu fazia cinco coisas ao mesmo tempo, trabalhava até altas horas, não me permitia ter nenhum momento de descanso.

Descobri que eu me recusava a fazer ou aprender coisas que não se relacionavam com o trabalho, ia “perder tempo”. Hoje a redução de ansiedade que consegui com o tratamento me permitiu ter mais tempo para mim sem que houvesse nenhuma redução na minha produtividade. A relação com minha família melhorou muito.

R.S. – Itatiba / SP

Autor: Tais TM Bozà
Títulos Relacionados
2007©Tais Boza - Todos os direitos reservados.