baner

Artigos

Ciúmes

Texto dedicado às mulheres

10/01/2008

Este texto é dedicado às mulheres! Você sabe, por experiência própria, que o ciúme é um veneno que corrói a alegria e a leveza do relacionamento construindo fantasmas que podem asfixiar o amor.

Esses fantasmas, embora não tenham corpo físico, ganham vida a partir da imaginação de quem sente ciúme. E como somos nós quem criamos a realidade na qual navegamos, você acaba por criar justamente o que não deseja experimentar.

Procurar saber as causas do ciúme, o que ele significa e outras tantas formas de interpretar e explicar esse comportamento irracional, entretanto, não mudará nada. O que muda a vida é a ação. Em vez de deixar que a sua energia seja consumida com a culpa pelas crises de ciúmes, o medo de perder a pessoa amada, o questionamento infindável sobre porque você, com tantas qualidades tem esse comportamento, ocupe-se em mudar.

Não espere palavras mágicas, a magia possível é aquela que está dentro de você. Uma vez que reconhece a força destrutiva do comportamento possessivo e ciumento que vem expressando no seu relacionamento, mude.

Como? Observe a si própria, mantenha-se vigilante e aprenda a mudar a rota dos pensamentos que detonam o gatilho do ciúme. Você não será, nunca, a única mulher atraente para quem quer que seja, por mais que um homem a ame. O mundo está repleto de mulheres interessantes, bonitas, atraentes. Entretanto, o que faz com que alguém queira estar ao seu lado é o fato de que você, por ser quem você é, com todas as suas características, é especial e única.

Querer controlar a pessoa amada é uma das formas mais rápidas de levar o relacionamento à derrocada. Ninguém controla ninguém, a não ser à si próprio. Procure se dar conta de que as atrizes de cinema estão nas telas dos cinemas e podem ser admiradas por sua beleza, sem que isso ameace ou a diminua o seu valor.

Apesar de ser bonita, inteligente e de tantos outros predicados que, certamente, você tem, parece não se considerar merecedora de amor. Experimente relaxar e confiar no universo. Em vez de ser preocupar em vigiar com quem seu namorado conversa, se ocupe de ser uma namorada carinhosa, companheira, cúmplice. Quanto mais liberdade se dá a alguém, diz o ditado popular, mais esta pessoa irá querer estar ao seu lado.

Aquilo a que resistimos ganhar força e energia. Aceite o ciúme quando ele se apresentar, mas não se submeta a ele. Quando sentir que está entrando no velho padrão se ficar irritada e incomodada com os mesmos fatos ligados à presença de outras mulheres, tenha humor, seja generosa com você mesma, converse com seu ciúme.

Talvez, seu ciúme esteja pedindo para você investir mais na sua vida pessoal e projetos. Uma mulher que cuida de si mesma, que tem objetivos profissionais e que sabe o que deseja da vida, torna-se cada vez mais interessante.

Coloque o foco da sua atenção naquilo que deseja para si e não no que não quer. Aceite o fato de que nunca será a única mulher da Terra e aprenderá a se sentir confortável diante de qualquer mulher, por mais bonita, atraente que ela seja.

Descubra o que o ciúme está dizendo para você. Você já tem o que precisa para transformar o que não está funcionando, portanto, mãos à obra. Não espere que algo externo vá mudar o que só você pode mudar.

Autor: Taís Boza
Títulos Relacionados
2007©Tais Boza - Todos os direitos reservados.